quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Empresa suíça irá construir painéis solares em estádios da Copa 2014

A reunião da Fifa sobre a Copa do Mundo de 2014, e o anúncio oficial das cidades-sede, nesta quinta-feira, em Zurique, não têm recebido grande atenção da imprensa suíça. Mas os estádios do Mundial viraram notícia nesta quarta. Não nas páginas de esporte, e sim no noticiário local por causa de uma empresa da cidade que anunciou um contrato para construir painéis solares para produção de energia elétrica na cobertura das arenas do Mundial.

Stade de Suisse, em Berna, com painéis solares para a produção de energia elétrica na cobertura (Foto: Divulgação / Stade de Suisse)
Stade de Suisse, em Berna, com painéis solares para a produção de energia elétrica (Foto: Divulgação)

O nome dos estádios ainda não podem ser anunciados, mas serão de quatro a seis arenas, segundo informações do jornal Tages-Anzeiger, em entrevista com o diretor da empresa Energiburo, contratada para os projetos no Brasil. Os painéis solares têm capacidade para produzir energia equivalente à de 600 casas.
- O nosso projeto no Stade de Suisse, em Berna, chamou a atenção de empresas brasileiras envolvidas na construção de alguns estádios - afirmou Christian Meier ao Tages-Anzeiger.


Teto do Estádio Letzigrund, em Zurique, com painéis solares para produção de energia elétrica (Foto: Divulgação / Letzigrund)
Teto especial do Estádio Letzigrund, em Zurique, por
produção de energia (Foto: Divulgação / Letzigrund)
 
O Stade de Suisse foi um dos quatro estádios suíços utilizados na Eurocopa de 2008, que teve sede dividida entre os helvéticos e a Áustria. A arena foi construída no lugar do antigo Estádio Wankdorf, palco da final da Copa do Mundo de 1954, entre Alemanha Ocidental e Hungria, demolido em 2001. Praticamente todo o teto do Stade de Suisse é coberto com painéis solares.

A empresa fez trabalho semelhante em outras duas arenas do Euro 2008, o St.Jakob-Park, na Basileia, e o Estádio Letzigrund, em Zurique, utilizado também para competições de atletismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário