Comando do BOE promete vetar ingresso de qualquer mensagem ofensiva
Integrantes do blog recorreram à justiça comum
(Foto: Blog Grêmio Libertador/Divulgação)
Amparado no artigo 13 do Estatuto do Torcedor, o comando do Batalhão de Operações Especiais (BOE) promete censurar qualquer manifestação por escrito programada pelos torcedores do Grêmio em protesto contra Ronaldinho Gaúcho. Grupos de gremistas mobilizaram-se criando faixas com a inscrição "Pilantra" e notas de dinheiro com o rosto do jogador do Flamengo, para usar na partida das 16h de domingo, no Estádio Olímpico.(Foto: Blog Grêmio Libertador/Divulgação)
O texto do artigo diz:
- Não portar ou ostentar cartazes, bandeiras, símbolos ou outros sinais com mensagens ofensivas. Inclusive de caráter racista ou xenofóbico.
Segundo avaliação do comando do BOE, responsável pelo policiamento no jogo Grêmio x Flamengo, mesmo sem referência a Ronaldinho Gaúcho a faixa "Pilantra" não será permitida. A polícia não explica, entretanto, como será o procedimento da revista nos portões para evitar a entrada das faixas e cédulas.
O Grêmio já foi comunicado. Segundo o diretor-administrativo Luiz Moreira, a responsabilidade é toda do BOE.
- Nos passaram alguma coisa sobre o Estatuto do Torcedor, e que não deixariam entrar nenhuma faixa de cunho agressivo. Agora, isso é com a Brigada Militar - afirmou.
Integrantes do blog Grêmio Libertador, idealizador das faixas, entraram com uma liminar na justiça comum para garantir a liberdade de expressão do protesto pacífico no jogo. Torcedores temem que a censura acirre os ânimos e desencadeie tumultos no acesso ao estádio.
Até o momento foram vendidas 300 faixas, outras 200 estão encomendadas, e a produção de mais 200 foi suspensa enquanto não sai a decisão sobre a liminar. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo em Tempo Real, e a TV Globo transmite ao vivo para o Rio de Janeiro, às 16h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário